5 causas da dor no testículo

4.8/5 - (1639 votes)

O que pode causar dor de testículo?

 

Há muitas razões para que um testículo possa começar a doer, inclusive por uma torção ou inflamação. Você pode sentir dor apenas no lado direito ou esquerdo, ou ambos os testículos podem ser afetados. Você também pode ter inchaço testicular, dor na parte inferior do abdômen e queimação ao urinar.

 

Uma torção testicular é quando o cordão espermático (o suprimento de sangue testicular) está torcido. Uma torção ocorre com mais frequência no lado esquerdo e raramente afeta ambos os lados ao mesmo tempo. Um trauma ou lesão por acidente, lesão esportiva, montar a cavalo ou bicicleta, hematoma, contusão ou ruptura do testículo pode levar a uma torção.

 

A inflamação por prostatite ou uma doença sexualmente transmissível pode danificar o epidídimo, um tubo longo e enrolado que transporta o sêmen, e causar cicatrizes e dor.  É provável que a inflamação seja de prostatite ou de uma doença sexualmente transmissível.

 

Aprenda essas e outras causas comuns da dor no testículo.

Causas comuns

1. Epididimite

A epididimite é uma inflamação dos epidídimos. Os epidídimos é um tubo enrolado dentro de cada um dos dois testículos que armazenam o esperma.

 

A epididimite é uma infecção bacteriana, na maioria das vezes por doenças sexualmente transmissíveis (DST) como a clamídia e a gonorréia. Também pode ser de uma infecção do trato urinário, da próstata ou mesmo de uma lesão.

 

Ela afeta homens de qualquer idade, mas os homens que fazem sexo desprotegido correm maior risco de contraí-la.

 

Outros sintomas que você pode ter

 

  • Vermelhidão, inchaço e dor no testículo
  • Dor ao urinar ou ejacular
  • Descarga do pênis
  • Sangue no sêmen

 

Mas como aliviar essa dor nos testículos? Consulte um provedor médico o mais rápido possível para evitar danos permanentes. O tratamento envolve antibióticos junto com repouso, compressas frias nos testículos, uso de um suporte atlético, e não ter relações sexuais até que você não tenha mais uma infecção.

 

2. Hérnia inguinal

Uma hérnia inguinal, também chamada hérnia virilha, é quando uma parte da parte inferior do abdômen – como um laço de intestino ou uma seção de gordura – passa por um ponto fraco dos músculos da parede abdominal. Você pode nascer com fraqueza ou pode ser de uma cirurgia anterior, uma lesão ou uma gravidez.

 

Outros sintomas que você pode ter

 

  • Uma protuberância e uma dor baixa no abdômen – você pode ver a protuberância ao se levantar.
  • A protuberância começa a doer quando há pressão sobre os músculos abdominais, como ao levantar um objeto pesado ou ao se dobrar.

 

Uma hérnia não se cura sozinha, e pode ficar maior com o tempo. Há também um risco de complicações graves. Dependendo do tamanho da hérnia, seu provedor pode querer esperar para repará-la ou decidir fazer a cirurgia imediatamente. Sempre faça exames de rotina para identificar essa e outras doenças o mais rápido possível.

3. Orquite

Orquite é quando um ou ambos os testículos estão inflamados. É frequentemente causada por infecções sexualmente transmissíveis como gonorréia ou clamídia. Mais raramente, a orquite é causada por um vírus.

 

Outros sintomas

 

  • Dor súbita nos testículos e inchaço
  • Febre
  • Dores musculares
  • Dor de cabeça

 

Consulte seu médico imediatamente. Se a orquite for de uma bactéria, ser-lhe-ão receitados antibióticos. Se for viral, ibuprofeno, acetaminofeno e bolsas de gelo podem ajudar nos sintomas.

4. Prostatite

A prostatite é mais frequentemente causada por bactérias na urina que causam uma infecção na glândula prostática. Também pode ser de inflamação após cirurgia ou outro trauma. Em alguns casos, a causa é desconhecida. A prostatite crônica é uma inflamação ou infecção contínua da glândula prostática.

 

Homens de qualquer idade podem contraí-la. Fatores de risco incluem infecções do trato urinário; uso de um cateter para urinar; ou traumas pélvicos de atividades como andar de bicicleta e andar a cavalo.

 

Outros sintomas

 

  • Dor no abdômen, lombar, virilha e genitais
  • Necessidade freqüente de urinar
  • Dor, ardor e dificuldade ao urinar
  • Urina turva ou ensanguentada
  • Ejaculação dolorosa

 

Consulte um fornecedor. Uma infecção bacteriana não tratada pode se espalhar e causar cicatrizes, dor e infertilidade. Se for bacteriana, serão receitados antibióticos. Os anti-inflamatórios não esteróides também podem ajudar.

5. Torção testicular

A torção testicular é uma torção do cordão espermático. Cada testículo tem um cordão espermático que vai até o abdômen e transporta vasos sanguíneos, nervos e dutos que transportam o esperma. A torção dos cordões corta o suprimento de sangue para os testículos.  É uma emergência médica.

 

Acredita-se que a causa de uma torção testicular seja uma anormalidade congênita (algo com que você nasceu) que permite que os testículos se movimentam no escroto. É mais provável que isso aconteça com meninos pequenos e meninos que acabam de chegar à puberdade. Mas os meninos mais velhos podem receber uma torção testicular após uma lesão ou um treino atlético.

 

Outros sintomas

 

  • Dor súbita, severa, testicular e inchaço – normalmente em apenas um dos lados
  • Náuseas e vômitos

 

A torção testicular aguda precisa ser tratada imediatamente. Ela pode levar à infertilidade e danos permanentes ao testículo.  Tipicamente, é necessária uma cirurgia para destorcer o testículo. Em casos raros, o testículo pode ter que ser removido. s vezes, o urologista pode primeiro tentar girar o testículo manualmente de volta ao lugar

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[…] le sserafim […]. Thank you for being a part of the tazaas news blog community.